quarta-feira, agosto 26

A internet agora na tomada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que lucro obtido com o serviço deverá baratear as contas de energia elétrica em todo o Brasil


Vi esta notícia ontem no noticiário da Rede Brasil e vi também no Meio e Mensagem do uso da internet através da rede elétrica. Veja a notícia:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 25, as regras que permitem a utilização da rede elétrica como meio de condução dos sinais de televisão por assinatura e internet. As redes poderão ser compartilhadas, ou seja, portar tanto eletricidade como sinais de TV e internet, desde que garantindo a qualidade de todos os serviços utilizados. A aprovação da tecnologia que suporta o serviço, conhecida como Power Line Communications (PLC), segundo a Aneel, representa a "introdução de novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infraestrutura já existente".

Além dos serviços de internet banda larga, voz e vídeo para os consumidores, o PLC permite que as distribuidoras incorporem serviços de "telemedição", como leitura remota de medidores, corte e religamento à distância; supervisão do fornecimento e da qualidade da energia; controle das perdas técnicas e comerciais, e monitoração remota das redes elétricas.

Mas as distribuidoras de energia elétrica não podem ainda oferecer TV por assinatura e internet. Caso o desejem, precisarão criar uma subsidiária e pedir autorização para a Anatel.

Contas mais baratas (será?)
Pela determinação, os lucros obtidos com a distribuição de televisão por assinatura e internet resultarão em redução de custos para os consumidores de energia elétrica. Além disso, "os consumidores de telecomunicações também serão beneficiados, pois o uso de redes existentes evita custos com implantação de novas infraestruturas", afirmou nota da entidade publicada em março passado.

Segundo o portal G1, o serviço não estará disponível de imediato, porque o início das operações em cada região depende das distribuidoras. Especialistas ouvidos pelo O Globo dizem que o prazo é de 12 a 18 meses.

O futuro já chegou!

Marcadores: , ,


# postado por Danilo Mota : 8/26/2009  0 Comentários

segunda-feira, agosto 17

Você já ouviu falar de Wolfram Alpha?


A nova modalidade dos buscadores


Nem bem nos acostumamos aos buscadores como Google, Yahoo! e Bing, temos uma novidade nesse meio. Trata-se do Wolfram Alpha, um buscador diferente idealizado pelo sagaz professor inglês Stephen Wolfram.

E essa não é primeira empreitada do professor. Ele é dono do Wolfram Research, empresa que produz o software de cálculos complexos chamado Mathemática e que fatura U$ 25 milhões por ano. Agora o Mathemática é o propulsor do site de busca Wolfram Alpha, que após o seu lançamento atingiu 150 milhões de visitas no primeiro mês.
Mas qual a diferença desse buscador para os atuais? simples, o Wolfram tem um time de 150 pesquisadores trabalhando dia e noite para ampliar o banco de dados do site, ou seja, eles são 'curadores' das informações, procedendo não apenas as informações como certificando-se de sua exatidão e procedência. A ideia do professor inglês é que o site seja uma 'máquina de conhecimento' para a internet. Segundo ele, o Google, por exemplo aponta o caminho sem dar respostas genuinas. "Nosso programa age como um especialista" disse o cientista em reportagem recente à revista Veja. A ideia é oferecer conteudo confiável e ainda dados básicos, tabelas e comparações (tudo em versão experimental).

A ideia principal do buscador do professor inglês, não é somente localizar as informações, mas também combinar, estruturar e apresentar informações de maneira inteligente.
Eu achei meio esquisito, mas interessante. Quem quiser mais informações sobre o assunto, acesse: http://googlediscovery.com/2009/03/09/wolfram-alpha-nova-ferramenta-que-promete-desbancar-google/
Será esse o futuro das ferramentas de busca?
É crise!

Marcadores: , ,


# postado por Danilo Mota : 8/17/2009  0 Comentários

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]