A nova modalidade dos buscadores
Nem bem nos acostumamos aos buscadores como Google, Yahoo! e Bing, temos uma novidade nesse meio. Trata-se do Wolfram Alpha, um buscador diferente idealizado pelo sagaz professor inglês Stephen Wolfram.
E essa não é primeira empreitada do professor. Ele é dono do Wolfram Research, empresa que produz o software de cálculos complexos chamado Mathemática e que fatura U$ 25 milhões por ano. Agora o Mathemática é o propulsor do site de busca Wolfram Alpha, que após o seu lançamento atingiu 150 milhões de visitas no primeiro mês.
Mas qual a diferença desse buscador para os atuais? simples, o Wolfram tem um time de 150 pesquisadores trabalhando dia e noite para ampliar o banco de dados do site, ou seja, eles são 'curadores' das informações, procedendo não apenas as informações como certificando-se de sua exatidão e procedência. A ideia do professor inglês é que o site seja uma 'máquina de conhecimento' para a internet. Segundo ele, o Google, por exemplo aponta o caminho sem dar respostas genuinas. "Nosso programa age como um especialista" disse o cientista em reportagem recente à revista Veja. A ideia é oferecer conteudo confiável e ainda dados básicos, tabelas e comparações (tudo em versão experimental).
A ideia principal do buscador do professor inglês, não é somente localizar as informações, mas também combinar, estruturar e apresentar informações de maneira inteligente.
Será esse o futuro das ferramentas de busca?
É crise!
Marcadores: Informação, pesquisa, sites
# postado por Danilo Mota : 8/17/2009