segunda-feira, outubro 30

A Publicidade em Crise


Washington Olivetto diz que a publicidade está em crise.

Por Bruno Mellomailto:Mellobruno@mundodomarketing.com.br

Os 55 anos do publicitário Washington Olivetto, mais os 20 anos da agência W/Brasil, totalizam 75 anos de duas vidas dedicadas a vender produtos e construir marcas. Durante todo este tempo, Olivetto não tem do reclamar. Mas o discurso de um dos publicitários mais bem sucedidos do Brasil mudou.
Antes mesmo de começar um bate-papo no Marketing Day, na UniverCidade, Washington Olivetto disparou: “A publicidade vive uma crise de vulgaridade”. Para ele, este cenário não é passageiro. “Não adianta um profissional ou outro fazer algo bom”, afirma. “É preciso que todos estejam no mesmo nível para que a média seja boa e que os anunciantes, os publicitários e os veículos mudem”, completa.
De acordo o criador do Garoto Bombril, do Casal Unibanco e de inúmeras campanhas memoráveis da publicidade brasileira, será cada vez mais difícil sustentar o modelo de publicidade que até pouco tempo atrás era sinônimo de sucesso. “É difícil de admitir, pois sou um cara otimista, mas estou muito preocupado com os próximos 75 anos”, ressalta lembrando a soma de sua idade com a da sua agência.
Erro do marketingSegundo Olivetto, as mudanças constantes por qual passam grandes anunciantes pode ser maléfica para a marca das empresas. No centro desta discussão está o profissional de marketing. “Quando mudou a direção do Unibanco a nova diretoria aposentou o casal Unibanco e o resultado é uma campanha que eu particularmente não gosto”, diz. “E sei que se a campanha é ruim é por conta do briefing porque conheço o Fábio Fernandes (da F/Nazca, agência do banco)”, pondera.
Em entrevista ao Mundo do Marketing, Olivetto fez questão de dizer que é natural o profissional de marketing querer mudar o posicionamento de uma empresa e imprimir a sua própria marca. “Mas, antes de tudo, é preciso ter uma boa idéia e que o investimento seja de longo prazo”, ressalta. Sobre a migração das verbas publicitárias para outros serviços de marketing, o publicitário continua apostando na boa idéia. “A premissa continua sendo a inovação. Não importa o modelo porque a boa idéia sempre vai existir, sob pena de não acontecer nada com esses investimentos”, acredita.
Olivetto só consegue enxergar a evolução da publicidade se houve uma mudança de comportamento. “Se não sofrermos um choque, um processo que passa pela auto-estima, a vaca vai para o brejo”, conclui

# postado por Danilo Mota : 10/30/2006
Comentários:
Danilo: este blogger está inacreditável! Fantástico!!!
 
É verdade: A crise internacional existe e atingiu o Brasil envolvendo todos os setores inclusive o de publicidade, onde a queda é realmente considerável. Mas um braço da publicidade vem crescendo gradativamente e prometendo alavancar os resultados da publicidade no Brasil, elevando o volume em vendas para os empresários; a famosa mídia digital ou publicidade online.
A crise esta elevando o crescimento da Publicidade online no Brasil. No ano passado houve um crescimento de 38% em mídia digital e estima-se um crescimento em torno de 35% para 2009.
E por que esse mercado cresce a cada ano?
Devido a preços mais baixos e retornos mais garantidos, alem de ferramentas que possibilitam mensurar seu verdadeiro ROI ( retorno do investimento ); se gasta menos, com retornos mais significativos.
É de suma importância que diretores de marketing estejam antenados a esse novo segmento da publicidade que fará uma grande diferença nos resultados finais.
Mas vale lembrar que o término da crise depende em parte dos empresários em analisarem seus custos para trazerem ao mercado atual preços atuais, pois mascarar não é a solução.
Ricardo Karam
http://www.megadigitalbrasil.com
 
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