Tempo: um recurso escasso.
Estou pesquisando para o meu TCC as teorias de Seth Godin sobre o Marketing de Permissão. Realmente as idéias de Godin nos remetem a pensar que devemos reinventar a forma de fazer marketing para internet.
Apesar de ter sido lançado em 2000, o livro de Godin e suas análises começam a ficar conhecidas no Brasil e no restante do mundo, assim como o retorno do conceito de marketing boca-a-boca ou simplesmente Buzz marketing.
Outro tema de combate de muitos profissionais de marketing devem estar atentos é quanto a diminuição da atenção (veja uma matéria sobre o assunto em (
http://www.ricardopomeranz.com.br/) . Com a questão do tempo escasso de cada um nós atualmente, fica difícil uma propaganda chamar atenção de uma pessoa. Começa ser comprovado que os anúncios tradicionais e a mídia de massa não estão dispertando interesse nas pessoas. E isso ainda é iminente no Brasil. A tendência é de que aos poucos haja perda de interesse geral, ou seja, da grande massa.
Outra coisa são as questões legais que começam a apertar o modelo atual de comunicação e propaganda. Recentemente ví que ministro protocolou um projeto na Camara Federal sugerindo que artistas sejam impedidos de ter suas imagens associadas a bebidas alcoolicas. Ou seja, Juliana Paez não poderia mais estrelar uma campanha da Antarctica por exemplo. Outro ponto é o projeto de urbanização de São Paulo, que começa a forçar anunciantes a ter mais critério quanto a poluição visual. Isso tudo sem falar nas ações do Conar, que são cada vez mais incisivas.
É, os marketers terão muito trabalho pela frente. Talvez Godin tenha razão ao afirmar que só existe um ùnico caminho: Dar Permissão ao Cliente , pois o poder é dele.
Danilo.
Marcadores: economia da atenção, marketing, Social
# postado por Danilo Mota : 5/17/2007