terça-feira, junho 12

Marketing Pessoal: Ferramenta para o Desenvolvimento


Qual é o seu valor?

A marca Coca-cola vale US$ 63 Bilhões (dados da Interbrand de 2006). Isso quer dizer que se todas as fábricas da Coca-cola fossem simultaneamente varridas por um furacão, ainda assim, ela lucraria somente com a marca, que compreende licenças em todo o mundo e principalmente valor percebido pelo consumidor. Complicado?
Outro exemplo: O Google há pouco tempo era pouco conhecido pelos usuários de acesso a Internet, mas em poucos anos, já está entre as marcas mais valiosas e mais lembradas. Quanto mais lembrada e admirada é uma marca, mais ela vale. Isso influi também aspectos culturais, mas principalmente o respeito, a credibilidade. Se uma marca é valiosa, mas não tem credibilidade, não tem respeito perante as pessoas e perde valor.
Um caso brasileiro é a Petrobras. Há poucos anos atrás a Petrobras figurava entre as 30 maiores empresas de petróleo no mundo. Seu esforço pela internacionalização e fortalecimento de marca trouxe-a para as 10 maiores do seu ramo em poucos anos.
Quanto Ronaldinho Gaúcho vale? E a imagem de Gisele Bundchen?

E você, quanto vale?
Para mensurar esta conta não é fácil. Talvez nunca cheguemos a um valor exato. Mas o mais importante é que você na formação de sua marca pessoal consiga angariar pelo menos dois pontos na percepção do cliente: O respeito e a Credibilidade. O restante você está aprendendo aqui, que é como atuar no mercado, como comunicar com o cliente seus objetivos e como ser melhor percebido no mercado. Para isso você deve investir constantemente em conhecer a si mesmo e a seus clientes. Por falar nisso, quem são seus clientes? Você vai ter de definir quais. Pode ser seu chefe, supervisor, professor, depende do seu objetivo.

Digamos que seu cliente é um chefe de determinada empresa o qual você quer trabalhar. Então, a estratégia de hoje em dia é saber tudo sobre ele. Sonde os gostos dessa pessoa, suas qualidades, seus hobbies como chegar até essa pessoa e mais: estude as metas da empresa, quais os rumos para o futuro e como entrar nessa empresa.

Resumindo, a sua marca depende da atitude que você toma diante do mercado de trabalho. Com o que você mostra para o mercado. Procure sempre melhorar os seus conhecimentos, estudar os caminhos onde você quer chegar e monitorar sempre se sua carreira está atualizada e alinhada com os seus valores e objetivos.Talvez você não chegue a um valor exato sobre sua marca, mas terá uma boa noção e uma boa estratégia para sobreviver e se destacar da concorrência. Isso será um fato.

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# postado por Danilo Mota : 6/12/2007
Comentários:
Excelente camarada...grande tema abordado, por sinal, atual.
Vez ou outra nos deparamos com comentários nossos sobre nós mesmos (pode?), do tipo: cara, eu tenho talento. Porque não sou valorizado?
Isso nos aflige bastante. Ficamos frustados, desmotivados e até deprimidos.
Agora... como vendemos nosso "peixe"? Os colegas de serviço nos colocam nas alturas...
nos enchem de elogios, falam que estamos "marcando toca" onde trabalhamos. Será? Quão sincero são os comentários? É preciso ser frio e analisar de forma sensata.
O nosso "público alvo", (chefes) vê realmente como atuamos? Quando indagados ou questionados sobre assuntos diversos referente ao nosso trabalho, sabemos nos posicionar. Se sabemos, usamos as ferramentas adequadas? Ou sabemos e tecnicamente não as sabemos passar? São muitas perguntas. Isso tudo é normal. Enquanto perguntamos, não devemos deixar de evoluir, nos aprimorar.
Na verdade, os chefes, claro, sabem de nossa capacidade e merecimento. Muitas das vezes situações "nebulosas" que não "entendemos", interferem numa avaliação final que seria o que procuramos: a promoção ou aumento salarial.
"Independente do mérito nos alcançar, nossa marca deve perpetuar"

Renato
 
Ótima matéria meu amigo Danilo, nos faz refletir no que estamos "investindo".
Quantas vesez gastamos dieiro com Grande marcas como Jeans, Zupping, Nike, entre outras marcas e deixamos de investir na marca "EU".
A partir do momento em que começarmos a nos preocupar com a nossa marca, e como é a pecepção de nossa imagem no mercado.
Se existe grande marcas hoje no mercado é porque os empreendedores identificaram uma oportuniddae de negócio e investiram, ganhando com isso prestígio. É isso que devemos fazer, melhorar nossa imagem frente à concorrencia.
"Não espere uma oportunidade de trabalho para então se qualificar, seja pro-ativo, antecipe seu sucesso.
 
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