Qual é o seu valor?
A marca Coca-cola vale US$ 63 Bilhões (dados da Interbrand de 2006). Isso quer dizer que se todas as fábricas da Coca-cola fossem simultaneamente varridas por um furacão, ainda assim, ela lucraria somente com a marca, que compreende licenças em todo o mundo e principalmente valor percebido pelo consumidor. Complicado?
Outro exemplo: O Google há pouco tempo era pouco conhecido pelos usuários de acesso a Internet, mas em poucos anos, já está entre as marcas mais valiosas e mais lembradas. Quanto mais lembrada e admirada é uma marca, mais ela vale. Isso influi também aspectos culturais, mas principalmente o respeito, a credibilidade. Se uma marca é valiosa, mas não tem credibilidade, não tem respeito perante as pessoas e perde valor.
Um caso brasileiro é a Petrobras. Há poucos anos atrás a Petrobras figurava entre as 30 maiores empresas de petróleo no mundo. Seu esforço pela internacionalização e fortalecimento de marca trouxe-a para as 10 maiores do seu ramo em poucos anos.
Quanto Ronaldinho Gaúcho vale? E a imagem de Gisele Bundchen?
E você, quanto vale?
Para mensurar esta conta não é fácil. Talvez nunca cheguemos a um valor exato. Mas o mais importante é que você na formação de sua marca pessoal consiga angariar pelo menos dois pontos na percepção do cliente: O respeito e a Credibilidade. O restante você está aprendendo aqui, que é como atuar no mercado, como comunicar com o cliente seus objetivos e como ser melhor percebido no mercado. Para isso você deve investir constantemente em conhecer a si mesmo e a seus clientes. Por falar nisso, quem são seus clientes? Você vai ter de definir quais. Pode ser seu chefe, supervisor, professor, depende do seu objetivo.
Digamos que seu cliente é um chefe de determinada empresa o qual você quer trabalhar. Então, a estratégia de hoje em dia é saber tudo sobre ele. Sonde os gostos dessa pessoa, suas qualidades, seus hobbies como chegar até essa pessoa e mais: estude as metas da empresa, quais os rumos para o futuro e como entrar nessa empresa.
Resumindo, a sua marca depende da atitude que você toma diante do mercado de trabalho. Com o que você mostra para o mercado. Procure sempre melhorar os seus conhecimentos, estudar os caminhos onde você quer chegar e monitorar sempre se sua carreira está atualizada e alinhada com os seus valores e objetivos.Talvez você não chegue a um valor exato sobre sua marca, mas terá uma boa noção e uma boa estratégia para sobreviver e se destacar da concorrência. Isso será um fato.
Marcadores: desenvolvimento, marketing pessoal
# postado por Danilo Mota : 6/12/2007