A TV holandeza extrapolou.
A emissora BNN, da Holanda, está produzindo um reality show que mostrará como uma doente terminal fará sua escolha de receptor de um rim, entre três pacientes. O "The Big Donor Show" ("O Grande Show do Doador") já causou polêmica e vários partidos pediram para que a idéia fosse vetada. No entanto, a emissora acredita que esse programa pode estimular um debate público sobre o tema e sobre a falta de doadores na Holanda. A escolha do vencedor será baseada na vida dos candidatos, perfil e em conversas com os familiares e amigos.
Mas advinhem:
Claro que o programa gerou bastante polêmica mesmo na Holanda. O primeiro ministro queria proibir a exibição. Pessoas mandaram várias críticas para a embaixadas holandesas no mundo… e era uma grande mentira.
Na verdade, era um “fantástico golpe de marketing”, como afirma (agora, depois da farsa revelada) o Ministro da Educação holandês. A intenção era alertar as pessoas quanto à dificuldade de se conseguir um rim no país, onde 200 pessoas morrem por ano esperando um transplante.
A idéia valeu a pena do ponto de vista da conscientização. Detalhe: se essa abordagem fosse voltada a internte, seria um ótimo exemplo de marketing viral e colheria milhoes de opiniões dos holandeses e do mundo inteiro.
DANILO
Marcadores: marketing, Marketing viral
# postado por Danilo Mota : 6/06/2007