Planejamento que nada, apagar incêndios nas empresas dá um bom salário
Esse mote não é levantado por nenhum guru de marketing nem de business. A teoria se comprova ao longo do tempo. A falta de planejamento e a visão cada vez mais de curto prazo, têm forçado as empresas a agirem muito rápido sem muita noção do risco ou do "custo disso".
É o que fazem executivos como Sergio Marchionne da Fiat, que assumiu o comando da italiana, em 2004. E se deu até bem, pois soube apagar o incêndio. Já outro exemplo, Alan Mulally, ex- Boeing, que se tornou presidente da Ford (que passa um perrengue danado faz tempo), em outubro de 2006, não teve tanto êxito.
Nesta última semana, foi anunciado que mais um forasteiro terá a missão de resgatar uma montadora em dificuldades (e da falta de planejamento também) . A bola de vez é Bob Nardelli, ex-CEO da varejista Home Depot, e que acaba de ser convocado para liderar a Chrysler. Sua missão não será nada fácil: apagar o incêndio causado pela mau sucedida fusão com a alemã Daimler e fazer um turnaround na montadora americana, que acumulou prejuízo de 1,5 bilhão de dólares no ano passado.
Tido como um executivo polêmico, Nardelli deixou a Home Depot em janeiro deste ano, depois de desentendimentos com o conselho. Levou para casa uma indenização fabulosa: 210 milhões de dólares.
Realmente a tendência se confirma. Quem é bombeiro pra apagar tanto incêndio, sairá ganhando.
Danilo Mota
Marcadores: empregos, Informação, marketing
# postado por Danilo Mota : 8/14/2007