Dentre as 100 marcas mais conhecidas do mundo em 2007, a Coca-cola ocupa novamente a primeira posição. Seu valor bateu a casa dos U$ 65bilhões de dólares. A pesquisa anual feita pela Interbrand há sete anos com metodologia própria considera alguns critérios de seleção:
A empresa precisa ter 1/3 do seu faturamento fora do seu país de origem;
Precisa ser uma marca que os consumidores interajam diretamente;
Precisa ser reconhecida por públicos que não sejam só o seu alvo;
Ter valor econômico adicionado positivo, ou, ter uma projeção de cinco anos com lucro crescente.Nessa edição da pesquisa, publicada na Revista Business Week, a Interbrand detectou quatro novas tendências na gestão de marcas:
Diversificação do contato com os consumidores – a marca acompanha os consumidores com maneiras complementares de atingi-lo, ou seja, a marca faz parte da vida diária do consumidor;
Outra tendência é a
criação de demanda para a própria marca – fazer com que o consumidor certo escolha e deseje a sua marca acima de todas as outras que tentam atingi-lo. A Apple é um exemplo clássico disso, ela cria o desejo. Os seus produtos são aguardados, cultuados.
O terceiro motivo é o
planejamento das contingências – englobam cenários futuros. Por exemplo, a Toyota soube se planejar contingencialmente ao lançar os motores híbridos no mercado americano, como o modelo Prius, com baixo consumo de combustível e utilizando gasolina e eletricidade. A marca cresceu na pesquisa 15% com essas ações.
A quarta tendência é o
planejamento de eficiências. A idéia é o investimento nos pontos fortes da marca. A lojas Zara, por exemplo, identificaram em uma pesquisa que os seus clientes visitavam as lojas uma média de 17 vezes ao ano. Então ela investiu nas lojas, momento de maior contato com os seus clientes. O HSBC (a marca cresceu 17% na pesquisa), por exemplo, vem investindo em suas agencias para transformá-las em ago parecido com lojas. A idéia é que o cliente possa sentar, tomar café e ler revistas, acessar a Internet etc.
Conheçam o ranking abaixo.
Artigo adaptado da reportagem do site mundo do marketing.
Danilo Mota.
Marcadores: marca, marketing
# postado por Danilo Mota : 8/01/2007