sexta-feira, abril 11

Princípios do marketing viral:


Divulgue:
Satisfação: O primeiro fator-chave para o sucesso de uma abordagem de marketing viral tem de ser a experiência e a satisfação do cliente. Essa é a primeira lei.
Simplicidade: A outra lei é a simplicidade da ação ou do produto/serviço (ex. Google).
Segmentação: descobrir nichos ou microsegmentos. A Puma lançou há um tempo dois tipos de tênis voltados ao mercado gay. Logo depois expandiu esse segmento para públicos descolados com idade entre 15 e 35 anos.

- A maneira mais simples de educar alguém a usar um produto ou serviço, é fazer uma demonstração.
Em 1978, os profissionais de marketing da 3M foram até Boise, em Idaho, nos EUA, para o que ficou conhecido na história da 3M como a “Blitz de Boise”. Eles encheram o mercado de artigos para escritório com amostras gratuitas de Post-its e depois constataram que 90% dos consumidores que experimentaram o produto diziam que o comprariam.

O que o marketing viral faz:
Em 1979, os Post-its foram lançados nos Estados do leste dos EUA e se tornaram tamanho sucesso que alguns intermediários chegaram a comprar quantos paletes conseguiam para despachá-los para cidades onde ainda não estavam disponíveis.
- gerar rápida notoriedade do produto dentro de um segmento-alvo sem gastar enormes quantias de dinheiro em publicidade de massa;
- educar os clientes-alvo quanto ao uso de um novo produto ou serviço;
- reforçar a percepção de que aquele produto está estabelece

O modelo do marketing viral:
A ideia: a idéia deve ser motivadora e convincente.
Multiplicadores: escolher os multiplicadores da idéia.
O modo de transmissão: utilizar ampla camada de canais de distribuição da mensagem.
A difusão: A velocidade de difusão é critica para o sucesso da ação.

Os princípios:
Satisfação: acertar da primeira vez é a base para o marketing viral positivo.
Simplicidade: a inovação deve ser memorável e fácil de explicar.
Segmentação: a ordem é começar muito pequeno e pensar muito grande.
Alvos programados: é preciso saber atingir mais depressa a massa crítica em cada segmento de mercado.
Em resumo, o objetivo desse princípio é maximizar o impacto do marketing viral graças à soma da idéia certa com os melhores multiplicadores, o melhor modo de transmissão e uma difusão otimizada.
Mas uma abordagem de marketing viral deve se basear na qualidade e na relevância dos produtos e serviços que a empresa oferece. Do contrário, é inútil trabalhar o marketing viral, pois a propaganda será negativa.

Colaboração: HSM n. 48 - 2005

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 4/11/2008
Comentários:
show de bola,super objetivo
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]