sábado, novembro 8

Crise de hoje: Megatendências ou micro tendências?


Quem está certo? Megatendências - Parte I.

Reinaugurando meu espaço de crises do Sempre em Crise, escrevi e publico agora, uma crônica a respeito de uma reportagem que li sobre micro tendências. Leiam. É bem legal.
As Megatendências de John Naisbit na verdade já não são novidade, mas seguindo um pouco o conceito da Cauda Longa, Mark Penn, especialista e aconselhador político de Washington, lançou nos Estados Unidos o que se chama de Micro Tendências. Esse autor, em recente visita ao Brasil através da HSM, no fórum mundial de vendas, esboçou como forças que atuam nas micro comunidades podem mudar nossas vidas e nossos negócios.

O novo livro de Penn, “Microtrends: the small forces behind tomorrow’s big change (ou algo como Micro Tendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã), aborda que a maioria das previsões sobre o futuro pode estar equivocada. Há uma corrente de pensadores que vem dizendo que os mercados globalizados serão padronizados. A idéia era que quanto mais a sociedade de massa cresce, mais a população é homogênea, o que não vem sendo tão verdade assim, de acordo com o autor. Havia frases feitas como ‘ todos se vestirão igual, seriamos padronizados’. O que hoje se vê é que quanto mais rica a sociedade, mais individualizada ela se torna. As megatendencias estão sendo substituídas pelas Micro tendências.
As Micro tendências segue um modelo de adaptação e customização de massa. Desde que pague a conta, o consumidor pode ter o que quiser, do jeito que quiser. Pode ter café com conhaque, café com leite, café descafeinado, em um total de 150 variedades que a Starbucks oferece, por exemplo. A palavra de ordem da economia Starbucks é customizar.

Outro produto conhecido é o iPod, nessa temática. O emblemático produto é citado por 10 entre 10 marqueteiros e gurus da administração como exemplo de inovação e por ser o sonho de produto moderno. Os primeiros ipods lançados eram de apenas uma cor, brancos. A produção era padronizada, típica de massa, mas pode ser personalizado e esse trabalho, ao contrário de cafés da Starbucks, fica ao critério do consumidor, que pode personalizar e ter um iPod jazz ou um iPod rock.
Em breve, a segunda parte dessa reportagem.

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# postado por Danilo Mota : 11/08/2008
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