Coca-Cola fatura R$ 17 bi em 2009 e cresce 4%
Multinacional divulgou nesta terça-feira, dia 9, seu relatório de desempenho que aponta 3% de crescimento global e 6% na América Latina
A Coca-Cola Company divulgou nesta terça-feira, dia 9, o seu resultado financeiro de 2009 que aponta crescimento de 3% em vendas globais. No Brasil, a empresa faturou R$ 17 bilhões, o que representa um crescimento de 4% em relação ao exercício de 2008. Na América Latina, porém, o desempenho foi de 6%, atribuído ao fato de alguns mercados emergentes terem bases menores de comparação em relação aos mais maduros como Brasil e México.
Os investimentos previstos pela companhia para 2010 são de R$ 2 bilhões, cifra que supera em 14% os valores do ano anterior; e que fazer parte dos R$ 11 bilhões previstos para os próximos cinco anos.
O vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, explica que a maior parte dos investimentos serão direcionados à infra-estrutura e marketing sem (ver quadro abaixo), no entanto, determinar a divisão por conta de restrições legais das comissões de valores mobiliários dos EUA e do Brasil. Simões acredita que o bom resultado em 2009, dadas as circunstâncias macro-econômicas com a qual o ano começou, sejam um reflexo do foco cada vez maior no crescimento da classe C no país com melhores ofertas para cada categoria de consumo.
Ele destaca os lançamento de produtos como Juat Eko, o energético Gladiator, os novos sabores de Aquarius Fresh, Sprite 2.Zero, Fanta Zero, novas linhas Del Valle e o Matte Leão Orgânico como algumas das ações que contribuíram para o resultado no ano. Em termos trimestrais, a empresa obteve o 23º período consecutivo de crescimento. Em 2009, os índices registrados foram 4% no primeiro, 5% no segundo, 3% no terceiro e uma acelerada de 8% entre outubro e dezembro.
A evolução nos investimentos, segundo Simões, se explica pelas perspectivas de crescimento do país e o relativo baixo consumo per capita de refrigerantes no país, algo em torno de 200 doses (237 ml) por habitante por ano, contra 650 do México, maior índice mundial superando até os EUA (600).
Investimentos da Coca-Cola no Brasil nos últimos sete anos:
2004 - R$ 550 milhões
2005 - R$ 710 milhões
2006 - R$ 750 milhões
2007 - R$ 1,3 bilhão
2008 - R$ 1,5 bilhão
2009 - R$ 1,7 bilhão
2010 - R$ 2 bilhõesMarcadores: Informação, marketing
# postado por Danilo Mota : 2/10/2010