terça-feira, outubro 24

A economia da atenção

Recentemente estive lendo a respeito da diminuição da capacidade de atenção em que nós estamos sujeitos nessa era de globalização. Irei abordar esse tema durante os próximos dias.

Bom, pra começar a nossa noção de tempo hoje parece ser bem diferente da que tinhamos há pouco mais de 10 anos ou 15 anos. Segundo o futurólogo Alvin Tofler, aumentamos potencialmente o número de informações e não temos a mesma máxima para a tomada de decisões. Hoje temos muita informação, não conseguimos selecioná-la e assimimá-la e não conseguimos por consequencia, tomar decisoees de forma mais acertiva. Isso contribui de certa forma para a diminuição do tempo.
A idéia capitalista de rapidez provavelmente vinda da internet e dos meios de comunicação instântanea, trouxe um prejuízo quanto a nossa capacidade de se organizar e planejar tarefas e obrigações do dia-a-dia. Esse vírus de agilidade e mobilidade nos dá a sensação de que sempre o tempo está muito curto.
Temos sempre a "sensação" ou na verdade o tempo está realmente mais curto?
A cada um cabe a resposta.
Isso reflete em nós de várias formas. No caso aqui citado, com a falta de tempo de cada dia, está havendo a dificuldade cada vez maior dos meios de mídia em chamar a atenção dos seus espectadores. O tempo é o fator crucial. O grande desafio do marketing e da publicidade vem entender todas essas mudanças.
Alguns especialistas sinalizam que os investimentos em marketing e publicidade nos útimos tempos nunca foi tão intenso. Mas o resultado não vem sendo tão efetivo assim. Isso denota uma mudança. Nos EUA, a média de pessoas que assistem televisão, por exemplo vem caindo gradativamente enquanto que a internet vem cada vez mais aumentando. A aderência de uma campanha de propaganda vem perdendo cada vez mais força. Eis aí um desafio:
Podemos questionar: Como entregar um produto a cliente que tem cada vez menos tempo?
Como podemos oferecer tempo a esse cliente? Como chamar a sua atenção.

Podemos concluir que a economia da atenção vai se tornar um fator estratégico para a sobrevivência das organizações.

Danilo Mota

# postado por Danilo Mota : 10/24/2006
Comentários:
Amigo de sala! Achei ótimo o nome do seu blog, é a primeira vez que acesso um e estou achando divertidísimo...acho que também estou em crise, mas como vc mesmo disse, isso é comum. Até natural nos tempos atuais...Acho que se vc fizer uma enquente sobre quem acha que está em crise ou não, a resposta vc já sabe, mas ia ser divertido, pelo menos lá na sala, íamos rir um bocado.
Preciso de algumas informçãoes de São Mateus, vamos inaugurar uma loja em novembro lá e não conhecemos ninguém...vc acha que pode nos ajudar? Dar umas dicas, perfil do mercado...horários para inauguração(mais comum na cidade e qua as pessoas vão)?
Té mais!
Dayanne
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]