Recentemente estive lendo a respeito da diminuição da capacidade de atenção em que nós estamos sujeitos nessa era de globalização. Irei abordar esse tema durante os próximos dias.
Bom, pra começar a nossa noção de tempo hoje parece ser bem diferente da que tinhamos há pouco mais de 10 anos ou 15 anos. Segundo o futurólogo Alvin Tofler, aumentamos potencialmente o número de informações e não temos a mesma máxima para a tomada de decisões. Hoje temos muita informação, não conseguimos selecioná-la e assimimá-la e não conseguimos por consequencia, tomar decisoees de forma mais acertiva. Isso contribui de certa forma para a diminuição do tempo.
A idéia capitalista de rapidez provavelmente vinda da internet e dos meios de comunicação instântanea, trouxe um prejuízo quanto a nossa capacidade de se organizar e planejar tarefas e obrigações do dia-a-dia. Esse vírus de agilidade e mobilidade nos dá a sensação de que sempre o tempo está muito curto.
Temos sempre a "sensação" ou na verdade o tempo está realmente mais curto?
A cada um cabe a resposta.
Isso reflete em nós de várias formas. No caso aqui citado, com a falta de tempo de cada dia, está havendo a dificuldade cada vez maior dos meios de mídia em chamar a atenção dos seus espectadores. O tempo é o fator crucial. O grande desafio do marketing e da publicidade vem entender todas essas mudanças.
Alguns especialistas sinalizam que os investimentos em marketing e publicidade nos útimos tempos nunca foi tão intenso. Mas o resultado não vem sendo tão efetivo assim. Isso denota uma mudança. Nos EUA, a média de pessoas que assistem televisão, por exemplo vem caindo gradativamente enquanto que a internet vem cada vez mais aumentando. A aderência de uma campanha de propaganda vem perdendo cada vez mais força. Eis aí um desafio:
Podemos questionar: Como entregar um produto a cliente que tem cada vez menos tempo?
Como podemos oferecer tempo a esse cliente? Como chamar a sua atenção.
Podemos concluir que a economia da atenção vai se tornar um fator estratégico para a sobrevivência das organizações.
Danilo Mota
# postado por Danilo Mota : 10/24/2006