sábado, junho 30

Second Life em Crise


SL é uma farsa?
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Um professor da New York University está estudando o que a tecnologia vende como a nova revolução da mídia digital para os próximos anos: O Second Life. Segundo ele, o SL possui hoje 5,5 milhões de usuários - ou não! Por que não? Calma. Segundo o professor Clay Shirk, o SL representa nada mais do que um velho arcabouço para captar usuários na internet.

O SL é "...caracterizado por notícias sobre algo de novo e maravilhoso que atrai massas de pessoas dispostas a se inscrever e testar o produto, mas cuja capacidade de reter mais que uma fração dos usuários atraídos é bastante limitada". Ele quer dizer em sua pesquisa que o SL tem muitos visitantes que não voltam a acessar o site. Ou seja, a própria LindenLabs, proprietária do site tem feito uma estatística de crescimento mentirosa ou omissora sobre a quantidade de usuários que acessa e permanece no site. Polêmico não? Mas não é só a Linden que faz isso. Várias empresas de Internet utilizam esta artimnha para captar acessos e consequentemente, cliques. Resumindo, o índice de rejeição do site é grande. E isso é sério.

"Tenho acompanhado a reação da imprensa ao Second Life e confesso me sentir cada vez mais confuso. Reportagens extasiadas sobre a “Mudança Imanente na Maneira pela Qual Vivemos” não parecem vir acompanhadas de muito ceticismo? Talvez eu esteja imune à mais recente mania por ter sofrido overdose de crença em mundos virtuais anteriores." Disse o professor em artigo publicado na revista Tropico.

Quem visita o SL geralmente é jovem (ou jovens repórteres a fim de venderem notícias de consumo rápido) e tem a noção de turista sobre o ambiente. Outro motivo é a intenção multilateral dos meios de comunicação e provedores de internet em influenciar formadores de opinião que estão migrando das mídias de massa para as mídias fragmentadas. No momento, concordo com o professor. A pergunta é: A quem realmente interessa o Second Life?
O professor Shirky dá uma idéia: "Ao contrário de um jogo online múltiplo como Warcraft, onde o interesse é gerado pela adoção do título pelos usuários, no caso do Second Life, o interesse gira em torno da adoção por provedores, como no caso da sucursal da Reuters, da reunião da IBM ou das agências de criação residentes".

De acordo com a própria LindenLabs, quase 1,5 milhão de pessoas acessaram o SL em 2006 e somente 100 mil voltou em janeiro de 2007. A taxa de abandono, segundo a empresa ultrapassou 90%. Então cabe uma análise: Os usuários do SL podem dar lucro ao serviço, mas o dados demonstram o contrário. Demonstram que SL ainda é complexo para a realidade cultural da maioria das pessoas. E com milhões de usuários, a técnica estatística de aproximação dos números pode ser perigosa assim como o primeiro boom anunciado da internet que faliu muita gente.Caso a maioria das pessoas que experimentam o Second Life desistam (e elas o fazem), nós deveríamos adotar uma atitude mais cética diante de proclamações de que os Mundos Virtuais, tão alardeados mas nunca confirmados, agora enfim chegaram.

Não há talvez nada de errado com o Second Life ou com a Linden em querer ganhar milhões de dólares. Mas cabe uma ultima pergunta: sera que precisamos de Second Life?

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# postado por Danilo Mota : 6/30/2007
Comentários:
Acredito que o Second Life é somente a evolução da internet comercial, ligando site de empresas a salas de bate papo, trazendo seus produtos e serviços às pessoas com entretenimento.Nunca entrei no site da Claro, mas no Second Life visitei sua loja.
 
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