segunda-feira, agosto 6

A educação digital em crise




Desconectados - Sem supervisão os alunos só ficam nas salas de bate-papo.

Dessa eu já sabia. Uma recente pesquisa do MEC descobre que a inserção de computadores em escolas está fazendo a educação piorar. A questão ocorre basicamente por que não há uma supervisão do conteúdo acessado e de suporte para balizar as pesquisas dos alunos. Outra questão é que os professores não receberam treinamento para lidar com a questão pedagógica dos computadores. A pesquisa concluiu que estudantes que usuam computadores nas escolas estão seis meses atrasados em matérias curriculares em relação aos alunos sema acesso ao equipamento.

Para chegarem a tais conclusões, os especialistas reuniram as notas dos estudantes nas três últimas edições do Saeb, prova aplicada pelo MEC para aferir a qualidade do ensino básico. Por meio de recursos estatísticos, eles conseguiram medir o grau de influência do computador sobre o desempenho dos alunos com acesso ao aparelho – 38% das escolas públicas já têm PCs instalados.

Outras pesquisas a nível mundial, já têm mostrado que os PCs contribuem pouco (ou nada) para a excelência dos alunos nas escolas. Mas até o momento não se tinha noção de que isso seria tão negativo. A especialista Fabiana de Felício, autora do estudo: "Sem a supervisão dos professores, as crianças perdem tempo em frente ao computador com atividades sem nenhuma relevância para o ensino". Leia-se: jogos e bate-papos virtuais. Em países onde os computadores começaram a contribuir para o aprendizado, tais projetos só foram adiante com sucesso porque os professores receberam treinamento para fazer uso dos PCs para fins pedagógicos.

Pasmem ou não, "os professores mal sabem ligar o computador", resume Roseli Lopes, coordenadora no Núcleo de Sistemas Integrados da Universidade de São Paulo (USP). Ela é uma das responsáveis pela implantação de um programa do governo federal cujo objetivo é distribuir laptops aos 30 milhões de estudantes da rede pública.

É isso o que temos visto: os computadores são jogados dentro dos laboratórios sem se pensar em quem vai operar a máquina. É preciso treinar os professores, adaptar os aparelhos a projetos pedagógicos e supervisionar seu uso pelos estudantes. É crise!

E vc o que acha? Comente...
Conteúdo adaptado da Revista Veja.
Danilo Mota.

Marcadores: , ,


# postado por Danilo Mota : 8/06/2007
Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]