Internet: Produtos de consumo rápido?
Sites festejados como o Second Life e o MySpace, até há poucos dias ditos como um dos precussores da web 2.0, foram escolhidos pela revista Time como os cinco piores da web. Isso demonstra cada vez mais, que em se tratando de internet, não se pode sair de cara investindo tudo nesses produtos. Para se ter uma idéia, o SL foi escolhido como sendo o site mais difícil de se navegar.
Dá pra notar que a métrica para o sucesso da internet (na minha opinião) está na inovação, na frequencia e na permissão. Isso é básico. Veja o exemplo do Google: ele está sempre inovando e monitorando sua frequência para se antecipar as mudanças. A nova novidade do Google é o gPhone, um sistema operacional que está sendo desenvolvido para dispositivos móveis. O terceiro eixo, que é a permissão, é encabeçada pela web 2.o em si. São sites que promovem dispositivos para permitir que usuários participem democraticamente do conteúdo. Um exemplo disso é o novo fenômento da internet: O Facebook.
O idealizador do site, Mark Zuckerberg, que tem apenas 23 anos, havia recusado uma proposta de venda para o Yahoo no valor de US$ 1 bilhão. (Ousado o garoto, hein?) Interessante que Zuckerberg insiste em dizer que o Facebook não é uma comunidade social. É, sim, uma ferramenta para facilitar o fluxo de informação entre amigos, familiares e colegas de trabalho. Em maio o garoto foi capa da Fast Company.
Uma das razões para o sucesso do Facebook, segundo especialistas, é justamente a facilidade de inserção de conteúdo (geek), facilitando a edição da páginas pelos internautas. Vejam que a inovação, frequência e a permissão estão fazendo a cara do Facebook, pois ele é mais dinâmico do que o Orkut.
Mas será que mesmo assim o Facebook vingará? só o pouco tempo dirá, pois na internet é sempre assim. Um prazo muito curto para tudo.
O que se sabe, é que algo como a internet deve ser analisada como muito cuidado antes de se "engolir" qualquer coisa.
Danilo sempre em crise.
Marcadores: facebook, Informação, internet
# postado por Danilo Mota : 11/02/2007