sexta-feira, agosto 8

O novo insight do marketing

O que é SEM?

Por isso que eu gosto do marketing. Tem sempre novidade. A última, que eu até comentei na sala com meus alunos, e para deixá-los loucos é o SEM – Search Engine Marketing.

Não se trata de brincadeira. É sério. O search engine (engenharia de busca) cada vez mais ganha adeptos no mundo da tecnologia, tanto dos geeks quanto dos usuários mais normais e, principalmente, dos caras do marketing. Trata-se do novo estudo do marketing voltado à engenharia de busca na internet. Os grandes anunciantes já estão descobrindo como se beneficiar dessa ferramenta. Mas para obter retorno sem gastar muito, gerar visitantes em suas páginas de internet, vender, promover produtos, aliar as estratégias de comunicação tradicionais com as digitais e tornar conhecida a marca, os anunciantes precisam pensar em SEM e SEO.

Por ultimo o SEO, sigla em inglês de Search Engine Optmization, significa a otimização dos sites. É o conjunto de técnicas implementadas dentro fora dos sites de forma a potencializar seu resultado em buscas orgânicas. É a habilidade de entender o funcionamento dos algoritmos dos “buscadores” e reescrever os sites de modo a atender todos os critérios importantes que o farão ser considerado, naturalmente, um dos mais relevantes para o termo pesquisado, aparecendo nas primeiras posições dos resultados de busca que não sofrem influencias comercial (links patrocinados). Enfim, um site bem feito possui um índice de conversão cinco vezes maior do que uma visita gerada por um banner!

Sei que tudo isso parece doideira. Mas teremos que enfrentar pois o segmento de busca no marketing é o que mais deverá crescer no Brasil. Por ser uma forma menos intrusiva de propaganda e impactar o consumidor quando ele está à procura de informações sobre o assunto de seu interesse e aberto a receber a comunicação e informações do anunciante ou, simplesmente, porque não existe internet sem busca.

Em 2007, foram vendidos mais computadores que TVs.

O investimento publicitário on-line aumentou 45% no Brasil, com um crescimento superior ao de qualquer outro meio. De acordo com o projeto Inter-Meios, corresponde a uma fatia de 2,8% do bolo publicitário, menos que os 3,4% da TV paga e equivalente a R$ 527 milhões. Pouco, quando comparado com os EUA onde a publicidade on-line movimentou o equivalente a 9% do bolo publicitário. Nisso tudo pesa o fato de que em 2007, os computadores foram mais vendidos que aparelhos de TV no país.

É inegável a contribuição da busca para a publicidade on-line. É uma forma democrática que permite a empresas de todos os tamanhos – das micros às grandes -, se tornarem anunciantes da era digital. De outra parte, pesquisas apontam que uma campanha de marca gera muito trafego nos “sites de busca”, daí a importância de estar bem posicionado tanto nos resultados orgânicos quanto nos links patrocinados.

Não só palavras

Em breve não serão só “palavras”. As ferramentas de busca como o Google usam o tópico digitado para identificar as inter-relações que existem entre diferentes páginas, além de verificar a existência do termo “busca” em páginas individuais. Ao buscar na internet informações sobre um hotel para passar as férias no Rio de Janeiro, por exemplo, o internauta muitas vezes tem que ir pesquisando uma longa lista de estabelecimentos, muitos sequer são hotéis. Não é o modelo ideal ainda. Num futuro próximo, a ferramenta de busca deverá estar incorporada em uma série de outros conteúdos, unindo imagens, vídeos, músicas ou qualquer outro muito além dos links azuis. O buscador Yahoo!, por exemplo, já anunciou que vai usar novos elementos de linguagem em suas páginas com o objetivo de melhorar o entendimento do conteúdo delas, o que pode revolucionar a forma de buscar informações no universo virtual. De qualquer maneira, os hiperlinks tradicionais continuarão a ser a porta do genérico para o específico, e para esse outro mundo de imagens, gráficos, animação e sons.

Até a próxima!

Marcadores: , ,


# postado por Danilo Mota : 8/08/2008
Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]