quinta-feira, setembro 10

Em crise com os modelos pré-estabelecidos

O padrão ouro

As vezes ficou pensando por que sofremos uma pressão tão grande da sociedade como um todo. Me refiro ao que devemos ser, do que devemos fazer, do curso tal, da empresa x e pós aí vai.

Há alguns dias fiz uma palestra pra estudantes abordando justamente o termo: Sucesso x Felicidade. Como sou curioso, antes da palestra procurei ler e analisar compulsivamente sobre o assunto e tive uma triste confirmação: a globalização está nos fazendo ser cada vez mais padronizados. Nos fazendo proceder comparações com um modelo já estabelecido e pronto. O que prejudica a individualidade, o único de cada um. E é justamente isso que vem atrapalhando muita gente principalmente jovens a entrar no mercado de trabalho e conseguir melhores resultados na vida.

É fato que precisamos de uma dose de cobrança de cada dia. Mas há uma cobrança excessiva aos jovens pra que eles dêem um resultado no Enem, por exemplo. Quem está em outro estágio (faculdade) tem que dar conta das provas e além de tudo, de fazer um bom exame do provão (Enade) e por aí vai. Como sabemos existe o padrão de vestimenta, de fala, de assistir o mesmo filme etc.

A filósofa Viviane Mosé e o grande escritor Eduardo Giannetti da Fonseca falam sobre isso em alguns vídeos que assisti. É preciso sempre procurar encontrar o tal Equilíbrio. Só assim poderemos conviver melhor com as cobranças. Mas pra isso é importante também conhecer mais a si mesmo. Viajar mais pra dentro de si (que conversa louca é essa!). A filosofia nesse quesito ajuda bastante. E ela anda meio esquecida por aí. Na verdade, como os exames e os parâmetros mercadológicos é que importam, todas as disciplinas que falam sobre a vida ficam pra depois. É uma pena.

Mas uma coisa que ajuda bastante também é a Atitude. E atitude vem de Atenção, que é a primeira virtude do budismo. Atenção para a vida, para as pequenas coisas, para o óbvio esquecido. E a partir da atenção que se pode gerar um estado mental de crise e de atenção por consequência.

Voltando à questão da cobrança e pressão excessiva, deixo essa dica a quem lê este post: procure ser mais curioso em relação a si mesmo; Busque o equilíbrio e busque ter atitude. É algo que, pessoalmente, vejo que anda faltando nas pessoas em geral, mas mais ainda nos jovens. Nas palestras que faço, sempre encontro as pessoas mais preocupadas em não ter atitude nenhuma e seguir algo 'pronto' do que tentar algo novo, ser diferente, ouvir um som diferente etc. E isso é uma questão muito importante. Mãos à obra.

Sucesso!

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 9/10/2009
Comentários:
Professor, parabéns pelo blog. Ainda não nos conhecemos, mas já pude notar que você é uma pessoa com conhecimento apurado, senso crítico e muito discernimento. Parabéns!!!
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]