A crise no SL continua.
Recentes notícias dão conta que o SL não era aquilo que muitos internautas e consumistas pensavam. Já há alguns posts atrás eu venho acompanhando o declínio do SL, mas agora parece que a crise está ficando em estado crítico. O esvasiamento do programa e a crise das bolsas que vêm acometendo os EUA obrigaram a Linden Labs, detentora do programa a bloquear saques no seu banco virtual, o Ginko Financial.
A lição deixada por essa situação é clara: devemos ter cuidado ao achar que tudo o que a mídia de massa nos joga será um sucesso ou será um hit. Isso na internetologia moderna, pra mim tem um nome: produtos de consumo rápido. A moda americana e do capitalismo de ciclo de vida curto de produtos e coisas do tipo, devem ser olhadas com desconfiança. Não devemos engolir qualquer coisa que nos mandam. Principalmente se essa coisa vier do mercado americano, que é o grande detentor de backbones da internet. Eles controlam quase tudo e querem entrar nas nossas mentes e induzir o consumo.
Na minha humilde opinião, a dificuldade do Second Life está na sua linguagem. Direcionado para um público com algum dinheiro pra gastar, o programa excluiu grande parte dos usuários. Num mundo de mudanças rápidas e muita informação, a falta de simplicidade do SL é um fator crítico. O programa inteiro é complicado.
Ainda bem que existem blogueiros atentos dispostos a pesquisar e alertar os usuários da rede com informações de relevância e fazendo uma internet democrática sim, mas com respeito ao pensamento crítico.
Blogueiros uni-vos!!
Marcadores: marketing, mercado, Second Life
# postado por Danilo Mota : 9/03/2007