terça-feira, outubro 2

A Era do Nicho


Variedade x Decisão

Será que entramos numa era em que as escolhas não terão mais fim? Observem que hoje, a qualidade e preços semelhantes e a variedade de produtos aumentaram bruscamente. Como Tofler disse, as informações aumentaram de forma brutal, mas a nossa capacidade e discernimento para decidir, não acompanharam essa lógica. É por isso que as musicas não emplacam mais com tanta força, as roupas e a moda estão se fragmentando e se globalizando ao mesmo tempo e o buzz marketing voltou em evidência. Há a demanda pela cultura de massa, mas parece que ela está perdendo força. Como diferenciar-se então?

Entender muito bem os mercados, saber segmentá-los e identificar nichos nunca foi tão importante. E isso não é tão fácil quanto parece. Eu por exemplo estou tendo dificuldades em identificar um nicho para certo mercado em que eu estou tentando entrar. Os nichos são como minas de ouro, difíceis e raras de serem encontradas. E elas só são encontradas através de muita percepção e análise.
Algumas verdades inconvenientes
1 - A criatividade e a inovação estão mandando os mercados. Não acredita? E o exemplo da Apple com seus aparelhos focados no design e inovação?

2 - A capacidade de aprendizado. Como Peter Senge (e-learning) já sugere a capacidade de aprendizado está determinando também as estratégias empresariais. Veja o exemplo da IBM que vendeu todo o seu know-how de hardware e está focando cada vez mais em serviço. A capacidade de aprender e desaprender estão se tornando sine qua non.

3 - A democratização de tudo. Está se tornando impossível também impor alguma coisa. As pessoas estão refratárias a muita balela. Um exemplo é a industria de música que sempre impôs regras no mercado e hoje está em estado de demolição. As pessoas estão comprando mais musica? Não, pelo contrário, em princípios de 2006[1] o Ipod já havia vendido 42 milhões de aparelhos e 1 bilhão de faixas musicais pelo Itunes, média de 24 faixas por aparelho.
As vendas de CDs caíram 20% desde o lançamento do iPod. Os usuários estão enchendo seus HDs de músicas e compartilhando-as com amigos. E isso está ditando o mercado. Por que então que a industria de música ainda não mudou? Por que sua margem mundial de vendas de CDs ainda é alta e não chegou nas classes pobres. Porém, nas classes pobres existe um outro problema para a indústria de música que é a pirataria.
Outros mercados vêm sofrendo com a mudança do poder trocando de mão. O cliente que antes era obrigado a comprar o que tinha, hoje compra se der na telha e, pra fazê-lo, pesquisa muito, informa-se, pega referências e etc e tal.
Emfim resolvi escrever estes insights pra provocar uma reflexão em relação a todas as nossas atividades, empresas e na sociedade. Será que os outros mercados, como o de petróleo, por exemplo, não estão começando a sofrer o mesmo efeito dos mercados de mídia. A pressão ambiental e da sociedade não serão determinantes para a sobrevivência deste segmento? Cabe pensarmos.
Danilo Mota
[1] A Cauda Longa de Chris Anderson. Editora Elsevier.

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# postado por Danilo Mota : 10/02/2007
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