quarta-feira, novembro 14

Crise na web 2.0


A web 2.o é uma ameaça a cultura?

A internet tem essa desvantagem de tornar as idéias e até produtos com um ciclo de vida de produto muito curto. E, segundo o estudioso Andrew Keen, o que a mídia vem chamando de web 2.o não passa de uma jogada de mercado para alimentar profissionais que não conseguiram atuar na grande mídia. Esse pensador inglês e crítico da web colaborativa, considera esse movimento uma “picaretagem.” Pioneiro na internet nos anos 90, ele é autor do livro “O culto do amador” (ainda sem tradução para o português), que comenta as falácias da internet na sua visão.

Frases contundentes do cara:
“Mais e mais pessoas pensam que a música deve ser livre e estão roubando-a”.
“A democratização da mídia formará uma nova oligarquia, pois a democratização não existe. Existe um pequeno grupo comandando a web 2.0.” - A Oligarquia a que se refere Keen, segundo ele são formados por jornalistas fracassados que não conseguiram serem bem-sucedidos e encontraram na web 2.0 uma válvula de escape.
Esses jornalistas atendem a interesses de acionistas de empresas como Gooogle e Myspace a quem estão ganhando dinheiro.
“Na mídia tradicional há meios de checagem das informações, no mundo on-line, não”.
“No mundo on-line, não sabemos quem são essas pessoas que operam em sites como Digg.com (o site que estabelece um ranking de notícias interessantes com base no voto de internautas), Reddit ou Wikipédia. Elas poderiam estar num programa do governo, numa organização terrorista, numa corporação, como Wal-Mart ou Exxon Mobil, colocando conteúdos no YouTube, na blogosfera, fingindo que isso é independente. Isso nos deixa à mercê de uma nova oligarquia, num mundo onde é mais difícil checar a verdade que na mídia tradicional.”


Inclusive, um dos mal presságios de Keen são os blogs. Ele sugere que as pessoas só deveriam usar blogs se realmente soubessem faze-lo e não por modismo.

A idéia de Keen não é de toda ruim. Quando se trata de internet e mercados de modismos americanos, devemos ter cuidado em dobro e não sair por aí anunciando as idéias sem uma digestão crítica do assunto. Nesse sentido, há muitos blogueiros que usam seus blogs para atrair atenção própria sem entregar aos seus leitores um bom conteúdo. Quem concorda com keen?
Uma entrevista com o autor pode ser lida no site da Revista Época: http://revistaepoca.globo.com/
Tirem suas próprias conclusões...

Marcadores: , ,


# postado por Danilo Mota : 11/14/2007
Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]