sábado, junho 30

Second Life em Crise


SL é uma farsa?
Comente...
Um professor da New York University está estudando o que a tecnologia vende como a nova revolução da mídia digital para os próximos anos: O Second Life. Segundo ele, o SL possui hoje 5,5 milhões de usuários - ou não! Por que não? Calma. Segundo o professor Clay Shirk, o SL representa nada mais do que um velho arcabouço para captar usuários na internet.

O SL é "...caracterizado por notícias sobre algo de novo e maravilhoso que atrai massas de pessoas dispostas a se inscrever e testar o produto, mas cuja capacidade de reter mais que uma fração dos usuários atraídos é bastante limitada". Ele quer dizer em sua pesquisa que o SL tem muitos visitantes que não voltam a acessar o site. Ou seja, a própria LindenLabs, proprietária do site tem feito uma estatística de crescimento mentirosa ou omissora sobre a quantidade de usuários que acessa e permanece no site. Polêmico não? Mas não é só a Linden que faz isso. Várias empresas de Internet utilizam esta artimnha para captar acessos e consequentemente, cliques. Resumindo, o índice de rejeição do site é grande. E isso é sério.

"Tenho acompanhado a reação da imprensa ao Second Life e confesso me sentir cada vez mais confuso. Reportagens extasiadas sobre a “Mudança Imanente na Maneira pela Qual Vivemos” não parecem vir acompanhadas de muito ceticismo? Talvez eu esteja imune à mais recente mania por ter sofrido overdose de crença em mundos virtuais anteriores." Disse o professor em artigo publicado na revista Tropico.

Quem visita o SL geralmente é jovem (ou jovens repórteres a fim de venderem notícias de consumo rápido) e tem a noção de turista sobre o ambiente. Outro motivo é a intenção multilateral dos meios de comunicação e provedores de internet em influenciar formadores de opinião que estão migrando das mídias de massa para as mídias fragmentadas. No momento, concordo com o professor. A pergunta é: A quem realmente interessa o Second Life?
O professor Shirky dá uma idéia: "Ao contrário de um jogo online múltiplo como Warcraft, onde o interesse é gerado pela adoção do título pelos usuários, no caso do Second Life, o interesse gira em torno da adoção por provedores, como no caso da sucursal da Reuters, da reunião da IBM ou das agências de criação residentes".

De acordo com a própria LindenLabs, quase 1,5 milhão de pessoas acessaram o SL em 2006 e somente 100 mil voltou em janeiro de 2007. A taxa de abandono, segundo a empresa ultrapassou 90%. Então cabe uma análise: Os usuários do SL podem dar lucro ao serviço, mas o dados demonstram o contrário. Demonstram que SL ainda é complexo para a realidade cultural da maioria das pessoas. E com milhões de usuários, a técnica estatística de aproximação dos números pode ser perigosa assim como o primeiro boom anunciado da internet que faliu muita gente.Caso a maioria das pessoas que experimentam o Second Life desistam (e elas o fazem), nós deveríamos adotar uma atitude mais cética diante de proclamações de que os Mundos Virtuais, tão alardeados mas nunca confirmados, agora enfim chegaram.

Não há talvez nada de errado com o Second Life ou com a Linden em querer ganhar milhões de dólares. Mas cabe uma ultima pergunta: sera que precisamos de Second Life?

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 6/30/2007  1 Comentários

sexta-feira, junho 29

Iphone: Voce sabe o que é?


Chega hoje o iPhone.


Começa hoje, às 18h, nos EUA, a venda do iPhone. É o celular da Apple com 16 funções, como iPod, terminal de e-mails, navegador de internet e câmera fotográfica. As filas nas portas das lojas da Apple já duram quatro dias. A febre do iPhone também está movimentando as operadoras brasileiras de telefonia celular. Embora a Apple não pretenda lançar o aparelho na América Latina antes de 2009, Vivo e TIM estão empenhadas em conseguir acordo com a fabricante e interferir no calendário de lançamento no Brasil.

Fonte: jornal do dia Petrobras


Acesse o site e veja mais esta inovação da Apple: http://www.apple.com/iphone/

Danilo Mota

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 6/29/2007  0 Comentários

terça-feira, junho 19

Crise no Second Life


Second Life: Problemas

SL gera ações judiciais nos Estados Unidos
por Claudio Julio Tognolli
A nova tendência para a qual advogados de todo o mundo devem se preparar é a defesa de clientes que processam ou são processados em casos virtuais. Por exemplo: pessoas que encontram problemas jurídicos no mundo virtual do Second Life.
O Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual que simula a vida real e social. Pode ser encarado como um jogo, como simulador, como comércio virtual ou rede social. Segundo o colunista do site Findlaw especializado em Internet e comunicação corporativa, o advogado Eric Sinrod, os casos que envolvem o Second Life são paradigmáticos. Sobretudo os que envolvem a moeda desse mundo virtual.
O Second Life possui um sistema de moeda próprio chamado Linden Dollar (também grafado como L$). Apesar de não ter valor real, o Linden Dollar pode ser convertido para dólares americanos.
O caso concreto é o chamado Bragg versus Linden Research. Um homem acusa o laboratório responsável por ter criado o Second Life de ter confiscado, no mundo virtual, a propriedade que ele comprou no jogo. Como, para comprar a propriedade, ele teve se converter dólares verdadeiros na moeda virtual, ele alega que o confisco virtual lhe rendeu prejuízo real.
O homem que processa o Second Life comprou em 2006 um terreno virtual chamado Taessot, pelo qual pagou o equivalente a US$ 300. Agora ele alega que a empresa Linden lhe confiscou a área e quer ser ressarcido. O caso corre numa corte federal da Pensilvânia.
Fonte: Revista Consultor Jurídico, 18 de junho de 2007


Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 6/19/2007  0 Comentários

quinta-feira, junho 14

Second Life: Você está a par dessa novidade?

Pessoal,

Segue parte da pesquisa sobre novas mídias que estou escrevendo na minha pesquisa de Trabalho Final de Curso.
SECOND LIFE - Uma nova vida pra você
Dentre as novas mídias, o SL é o promissor em termos de interatividade. Nesta mídia, os internautas criam a si mesmos dentro do ambiente virtual, denominado de Ciberespaço. Logo após, o usuário cria sua personificação/perfil que é chamada de “avatar”, onde sua imagem física é gerada dentro do ciberespaço.

Caso1: Imagens da ação de marketing da Petrobras no Second Life
Inserção de marketing da Petrobras enfatizando a mostra de Oficina de percussão do grupo Olodum. (figura 1). Também em destaque no local há uma árvore onde os avatares poderão publicar suas idéias no SL (figura 2) alem de participar de ambientes internos do local (figura 3).
Outras empresas estão investindo no SL como o Bradesco (Figura 4), Adidas e tantas outras.















Caso 2:O Bradesco também aderiu
O Banco Brasdesco já inseriu sua agencia no SL. A retórica é estar presente cada vez mais em comunidades como orkut, msn, myspace e outras mídias. Como hoje o SL só tem público classe A, daí vem o interesse das empresas em cada vez mais estar ao lado dos clientes.







Aqui no Brasil o Portal IG está franqueando o SL. Para acessar paga-se o equivalente a 30 dólares.
Nos próximos posts darei mais detalhes.
Danilo Mota

Marcadores: , ,


# postado por Danilo Mota : 6/14/2007  0 Comentários

terça-feira, junho 12

Marketing Pessoal: Ferramenta para o Desenvolvimento


Qual é o seu valor?

A marca Coca-cola vale US$ 63 Bilhões (dados da Interbrand de 2006). Isso quer dizer que se todas as fábricas da Coca-cola fossem simultaneamente varridas por um furacão, ainda assim, ela lucraria somente com a marca, que compreende licenças em todo o mundo e principalmente valor percebido pelo consumidor. Complicado?
Outro exemplo: O Google há pouco tempo era pouco conhecido pelos usuários de acesso a Internet, mas em poucos anos, já está entre as marcas mais valiosas e mais lembradas. Quanto mais lembrada e admirada é uma marca, mais ela vale. Isso influi também aspectos culturais, mas principalmente o respeito, a credibilidade. Se uma marca é valiosa, mas não tem credibilidade, não tem respeito perante as pessoas e perde valor.
Um caso brasileiro é a Petrobras. Há poucos anos atrás a Petrobras figurava entre as 30 maiores empresas de petróleo no mundo. Seu esforço pela internacionalização e fortalecimento de marca trouxe-a para as 10 maiores do seu ramo em poucos anos.
Quanto Ronaldinho Gaúcho vale? E a imagem de Gisele Bundchen?

E você, quanto vale?
Para mensurar esta conta não é fácil. Talvez nunca cheguemos a um valor exato. Mas o mais importante é que você na formação de sua marca pessoal consiga angariar pelo menos dois pontos na percepção do cliente: O respeito e a Credibilidade. O restante você está aprendendo aqui, que é como atuar no mercado, como comunicar com o cliente seus objetivos e como ser melhor percebido no mercado. Para isso você deve investir constantemente em conhecer a si mesmo e a seus clientes. Por falar nisso, quem são seus clientes? Você vai ter de definir quais. Pode ser seu chefe, supervisor, professor, depende do seu objetivo.

Digamos que seu cliente é um chefe de determinada empresa o qual você quer trabalhar. Então, a estratégia de hoje em dia é saber tudo sobre ele. Sonde os gostos dessa pessoa, suas qualidades, seus hobbies como chegar até essa pessoa e mais: estude as metas da empresa, quais os rumos para o futuro e como entrar nessa empresa.

Resumindo, a sua marca depende da atitude que você toma diante do mercado de trabalho. Com o que você mostra para o mercado. Procure sempre melhorar os seus conhecimentos, estudar os caminhos onde você quer chegar e monitorar sempre se sua carreira está atualizada e alinhada com os seus valores e objetivos.Talvez você não chegue a um valor exato sobre sua marca, mas terá uma boa noção e uma boa estratégia para sobreviver e se destacar da concorrência. Isso será um fato.

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 6/12/2007  2 Comentários

quarta-feira, junho 6

Duelo Gates e Jobs

Pra quem acompanha bem o inglês, assistam a esse vídeo que está sendo replicado no mundo todo sobre o duelo de titãs: Steve Jobs e Bill Gates frente -a- frente. Confiram!

Acesse o link: http://link.brightcove.com/services/link/bcpid452319854/bctid958634947

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 6/06/2007  0 Comentários

Reality show: Quer concorrer a um...Rim?


A TV holandeza extrapolou.


A emissora BNN, da Holanda, está produzindo um reality show que mostrará como uma doente terminal fará sua escolha de receptor de um rim, entre três pacientes. O "The Big Donor Show" ("O Grande Show do Doador") já causou polêmica e vários partidos pediram para que a idéia fosse vetada. No entanto, a emissora acredita que esse programa pode estimular um debate público sobre o tema e sobre a falta de doadores na Holanda. A escolha do vencedor será baseada na vida dos candidatos, perfil e em conversas com os familiares e amigos.


Mas advinhem:

Claro que o programa gerou bastante polêmica mesmo na Holanda. O primeiro ministro queria proibir a exibição. Pessoas mandaram várias críticas para a embaixadas holandesas no mundo… e era uma grande mentira.

Na verdade, era um “fantástico golpe de marketing”, como afirma (agora, depois da farsa revelada) o Ministro da Educação holandês. A intenção era alertar as pessoas quanto à dificuldade de se conseguir um rim no país, onde 200 pessoas morrem por ano esperando um transplante.
A idéia valeu a pena do ponto de vista da conscientização. Detalhe: se essa abordagem fosse voltada a internte, seria um ótimo exemplo de marketing viral e colheria milhoes de opiniões dos holandeses e do mundo inteiro.
DANILO

Marcadores: ,


# postado por Danilo Mota : 6/06/2007  0 Comentários

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]